Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Com propósito de trazer praticidade e segurança aos motoristas, alguns acessórios pareciam inimagináveis anos atrás
Antes de chegarem aos modelos mais populares, as tecnologias mais avançadas costumam ser testadas e aprovadas primeiro nos carros de luxo, podendo se tornar mais acessíveis com o passar dos anos. Grandes marcas são conhecidas por investir milhões em tecnologias de ponta para seus carros.
Leia mais:
+ O Rolls-Royce do futuro, 5 anos depois, ainda impressiona
+ O Mercedes elétrico sem volante com 700 km de autonomia
+ Bugatti mostra o Bolide, um monstro para pista de 1.850 cv
Algumas dessas invenções ficam pelo caminho e se tornam meras curiosidades com o passar do tempo, mas outras ganham o mercado de tal forma, que acabam sendo adotadas como “de série” e levam mais segurança e conforto até para os motoristas menos exigentes, que não pagariam mais por elas.
A seguir, confira algumas tecnologias que já pareceram invenções improváveis, mas que hoje temos em nossos carros:
GPS projetado no para-brisa do carro
Presente no Mercedes Classe S 2021, por exemplo, o “head-up display” com realidade aumentada é bastante funcional.
Bem parecido com um sistema de GPS de videogame, este acessório exibe uma seta no para-brisa para indicar a direção, além de informações do carro, como velocidade e distância até o destino, enquanto o motorista dirige. São informações que normalmente estariam apenas no painel ou na central multimídia.
Câmeras que detectam movimento dentro e fora do carro
Já imaginou ser alertado antes de sair do carro quando algum veículo, ciclista ou pedestre estiver se aproximando? As câmeras que detectam movimento nos veículos, mesmo com o ele desligado ou parado pode evitar grandes transtornos.
Com elas será possível, também, ter a garantia que a cadeirinha infantil está bem presa e o motorista ainda poderá evitar um acidente ao receber um sinal de alerta quando for sair do carro.
Park assist
Esse recurso foi feito para quando você encontra aquela vaga que parece perfeita, mas não sabe se o carro cabe no local.
O park assist é uma tecnologia de estacionamento autônomo do seu veículo, que busca facilitar suas balizas, manobrando o carro para você. Envolvendo câmeras e sensores, o park assist age sobre a direção, deixando para o motorista apenas operar o acelerador e o câmbio do veículo.
Esse sistema está presente nos modelos mais sofisticados de diversas montadoras, como Mercedes-Benz, Volvo, Volkswagen, Ford, Jeep, Chevrolet, Toyota etc. A expectativa é de que ele se torne cada vez mais popular nos próximos anos.
Eixo traseiro esterçante
Presente principalmente nos modelos do segmento de esportivos e luxo, o sistema de eixo traseiro esterçante é um recurso físico e técnico para melhorar o desempenho e o comportamento dinâmico do veículo durante a pilotagem, auxiliando até mesmo na hora de estacionar o veículo.
Em uma explicação rápida, o sistema movimenta as rodas traseiras no sentido contrário às do eixo dianteiro, por meio de um sistema de barras de direção acionadas por um motor elétrico.
Esse sistema, em baixas velocidades (até 50/60 km/h na maioria dos casos), faz com que as rodas traseiras virem alguns graus reduzindo o raio de esterço em 10% comparado ao um modelo sem o equipamento. Desta forma, a manobra do motorista será mais rápida e segura.
Ultrapassando os 50 ou até 60 km/h, dependendo do veículo, as rodas traseiras podem acompanhar a direção das rodas dianteiras, com a sensação de que a traseira está sendo “puxada” para dentro da curva, com o objetivo de aumentar a estabilidade do carro.
Esse sistema foi um que se popularizou com o passar dos anos. Em meados dos anos 1990, ele já estava presente no Peugeot 1990.
Farol a laser
Presentes principalmente em carros alemães, os faróis a laser são a tendência atual do mercado. Buscando maior eficiência, essa tecnologia abre portas para novos designs de modelos, além de aumentar o poder de iluminação dos carros nas rodovias.
O farol de laser é voltado para uso em estradas, pois seu poder de iluminação é muito alto e em ambiente urbano dificilmente será necessário. Caso esteja no modo automático, o próprio veículo decidirá quando os faróis a laser serão ativados.
Para que sejam acesos, o cenário deverá ser o seguinte: iluminação muito baixa, veículo acima dos 60 km/h e nenhum outro carro por perto, independentemente da direção. Essa tecnologia ainda é bem recente, mas em alguns anos devem chegar em mais modelos. Atualmente ela é encontrada nas versões topo de linha da Audi e BMW.
Sensor de fadiga
A fadiga é uma das principais causas de acidentes de trânsito no mundo. E para evitar que vidas sejam perdidas, foi criado o sensor de fadiga e cansaço.
Detectando o comportamento do motorista através da sua dirigibilidade e leitura de sinais, o veículo pode prevenir acidentes com alertas visuais e sonoros ao motorista, podendo acionar os freios ou uma pilotagem autônoma em casos mais avançados para a segurança do condutor.
Essa tecnologia começou, há alguns anos, nos carros de luxo, mas está se tornando cada vez mais popular. Ela já chegou nos principais lançamentos recentes, como os VW T-Cross, Nivus; o Honda Civic e os Nissan Sentra, Kicks e vários outros.